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GESTÃO FINANCEIRA

Desde 2011, tenho conduzido projetos de consultoria orientados à organização e melhoria de processos de gestão financeira em alguns clientes. Ao analisar os processos e os registros das operações financeiras destas empresas, percebi que ainda existem dificuldades de conhecimento dos colaboradores com relação aos conceitos financeiros, que consequentemente, ocasionam erros operacionais, levando a distorções dos resultados a ser verificados pela Gestão.
A partir destas análises, tomei a liberdade de escrever um breve artigo para detalhar alguns procedimentos administrativos que auxiliarão na Gestão Financeira das empresas.
Começarei, explicando o que é Gestão Financeira.
Gestão Financeira são ações administrativas que visam o planejamento das atividades financeiras, com o objetivo de controlar os registros das operações, visando a otimização da análise dos resultados, auxiliando na tomada de decisão por parte da gestão.
Principais processos administrativos, que irão auxiliar na Gestão Financeira:
• Registrar corretamente as operações financeiras (Saldo de caixa, registro do financeiro correspondente as entradas e saídas das mercadorias pelos processos de vendas, baixas das contas a receber e a pagar, provisionamento das despesas fixas e financeiras, conciliação financeira e bancária, controle de crédito e cobrança);
• Compreender os custos das transações financeiras (bancárias);
• Compreender os ciclos de venda, financeiro e operacional da empresa;
• Compreender a importância e a necessidade da utilização do capital de giro;
• Realizar a integração entre as políticas de vendas, compras e financeiras;
• Elaborar os relatórios para análise Financeira (Fluxo de Caixa, DRE (mensal) e os Resultados Operacionais) 
• Auxiliar no cálculo dos Preços de Venda;
• Definir as retiradas dos sócios do empreendimento (Pró-labore, Participação de Lucros e Retiradas ocasionais);
A partir da definição das atividades administrativa, podemos alencar as principais funções do Gestor Financeiro:
• Planejar e analisar os resultados financeiros, definindo ações para obter melhorias;
• Analisar novas captações de recursos financeiros ou aplicação dos recursos disponíveis;
• Avaliar e conceder crédito aos clientes e administrar a cobrança dos recebimentos das inadimplências;
• Verificar os registros do Caixa: recebimentos e pagamentos, e saldo de caixa;
• Controlar as contas a receber e a pagar; 
Saliento, que os empresários devem se atentar a estes processos básicos de seus negócios, controlando, analisando, planejando e tomando decisões eficazes. Alguns relatórios poderão auxiliar o gestor na tomada de decisão, entre eles, o Demonstrativo de Resultado do Exercício, Fluxo de Caixa, Resultado Operacional e o Balanço Patrimonial.
Portanto, a empresa que possuir uma equipe financeira bem estruturada e os processos financeiros bem definidos, provavelmente diminuirá as falhas nos registros financeiros, e conseqüentemente, terá uma excelente gestão financeira.